ACABAMENTO INTERIOR POUCO IDEAL

ACABAMENTO INTERIOR IDEAL

DETALHE SECCIONAL REVESTIMENTO SUBOTIMAL

DETALHE SECCIONAL REVESTIMENTO RECOMENDADO

Com detalhes ideais de revestimento, é possível aumentar a luz natural que atinge as superfícies interiores do sótão em mais de 20%*

Para locais de fácil acesso, o revestimento superior deve estar na horizontal e o inferior na vertical, para que entre na sala a máxima luz natural possível.

Revestimentos superiores e inferiores em ângulo reto com a janela devem ser evitados. De facto, este tipo de solução não apenas compromete a vista e a luz, como também pode causar áreas frias na parte inferior da janela, permitindo a formação de condensação.

Lembre-se, também, que a cor do revestimento também afeta a quantidade de luz refletida para dentro da sala: quanto mais clara for a cor, maior será a luz natural refletida.

*Fonte: VELUX A/S (Jun. 2013) - Impact of lining design on daylight conditions in simple rooms.

ACABAMENTO

INTERIOR POUCO IDEAL

ACABAMENTO

INTERIOR IDEAL

DETALHE SECCIONAL REVESTIMENTO RECOMENDADO

Para locais de difícil acesso, independentemente da inclinação do telhado, deve ser considerada uma inclinação de, pelo menos, 45° na parte superior e inferior do revestimento.

No caso de janelas cúpula, também é ideal inclinar todos os lados do revestimento. Onde isso não for possível, é melhor inclinar as extremidades que deixam a luz penetrar mais profundamente na planta.

Criatividade e integração

Os revestimentos também podem ser incorporados nos parapeitos das janelas que funcionam como prateleiras, assentos integrados ou sofás-camas. Esta solução é uma ótima maneira de criar uma funcionalidade específica numa sala e diferenciar os seus espaços dos propostos pela concorrência.